terça-feira, 8 de março de 2011

Dia da Mulher...



Gostaria de fazer um pit stop nessa terça de carnaval para reverenciar a mulher, mandar um puta abraço pelo seu dia e lhes dizer que admiro vocês em quase tudo, (ou seria em tudo)
Quero alcançar com esse abraço todas as mulheres, desde a mais simples até a mais complicada ,a rica, a pobre, a que labuta, e aquela que vive na boa, mas não menos merecedora desse abraço.
A mulher não é admirada apenas por trabalhar demais, e sim por fazer o que faz com dedicação e entrega. Até mesmo uma ida ao shopping, que para os homens é só uma ida ao shopping, para essas mulheres maravilhosas se torna algo enorme e complexo, olham, experimentam, especulam sua lingerie, o perfume do namorado, a roupa do filho, a bolsa da mãe, o livro da amiga. Isso é dedicação, nunca um homem, por mais que tente, chegara perto disso. Estão sempre ligadas, em datas, aniversários, sentem quando uma amiga precisa de ombro. E estão sempre ali para cedê-lo.
Queria abraçar as coadjuvantes também, (se é que há coadjuvantes) falo dessas mulheres simples, que não vivem na vitrine nem em palcos da vida, vivem dia a dia mas com dedicação, sonham, fazem planos, (com o pé no chão ou não), as que se arrumam todo dia pensando em encontrar o príncipe encantado, as que já desistiram de esperar. As que vão ao Louvre, as que vão à feira, as que despertam cedo para arrumar o café dos filhos, as que acordam tarde porque foram à faculdade, as que hoje estão sozinhas e tristes, e principalmente as que estão acompanhadas e tristes.
Sintam-se abraçadas beijadas, invejadas e lindas.


Mulher é mesmo interessante!
Mesmo brava é linda,
Mesmo alegre, Chora.
Mesmo tímida, comemora.
Mesmo apaixonada, ignora.
Mesmo frágil, é poderosa.



Que dia 8 de março é comemorado como o Dia Internacional da Mulher, todo mundo sabe. Mas as pessoas se lembram do real motivo? Não se trata de mera data comercial, uma oportunidade de movimentar as lojas: existe um fato histórico que justifica a celebração.

Em 8 de março de 1857, mais de uma centena de operárias de uma fábrica de tecido de Nova Iorque se mobilizaram na primeira greve conduzida apenas por mulheres. Elas reivindicavam melhores condições de trabalho que, à época, eram sub-humanas, incluíam agressões físicas, sexuais e uma jornada muito extensa.

O pedido era que o tempo de permanência na fábrica fosse reduzido para 10 horas diárias. Para que fossem ouvidas, os afazeres foram interrompidos. A resposta dos patrões e da polícia foi muito violenta e fez com que as mulheres se aprisionassem no estabelecimento. As operárias foram trancadas na fábrica, que foi incendiada, causando a morte de todas elas, carbonizadas.

O dia da mulher se tornou oficial em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, e não se firmou apenas como uma data de presentes e propagandas bonitinhas em todo o mundo, mas como uma proposta de debate e de reflexão sobre o papel da mulher na sociedade, seus avanços e as formas de desvalorização que ainda insistem em persistir. Até quando?

3 comentários:

  1. UAU!!!!
    Um beijão pra ti também, lindo.
    Sempre tão sensível e por vezes até, ambíguo no que tange, mulheres...

    ResponderExcluir
  2. . . . ou, seria melhor dizer "Essas mulheres"??!

    ResponderExcluir
  3. Que aula!!!!! PARABÉNS!

    ResponderExcluir