quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Natal é sempre igual

- Nesse natal vai ser diferente, vou comprar os presentes com bastante antecedência...

Até parece que vai dar certo, todo mundo almeja isso mas dia 24 é dia de correr loja, mercado e padaria. Buscar o porco, o peru, os salgadinhos, colocar a cerveja pra gelar, conferir os presentes na árvore e etc etc etc...correria. Afinal de contas é dia de se entupir de comida e beber até não poder mais.

É dia de ver os irmãos, os tios os primos os avós, aquela prima falsa rica, vem toda cheia de anéis caros só para aparecer, aposto que ainda deve tudo pra joalheria. Cada ano eles vem com um carro diferente, só pra esnobar, duvido que esteja pago. Ele pensa que é um Mega empresário mas é gerentezinho de banco.

Eu costumo assar meu peru em casa, o que é simplesmente uma desculpa pra começar a beber mais cedo.

O sol ainda esta alto e começa a chegar a patota, todo mundo com a melhor roupa e encharcado de perfume. Minha irmã quando chega já vai gritando feliz natal para vizinhança, mesmo sabendo que depois vai ir lá dar um abraço. Esse espírito de natal...

A cerveja esta rolando e não tarda para minha genitora lascar:- Não é cedo para começar a beber? Mal sabe ela que comecei ao meio dia.

Temos o costume de fazer amigo secreto entre a família. Pior roubada, parece que o sorteio é arranjado, quem sempre me pega é meu primo mão de vaca, deve catar uns brindes de final de ano que empresa dele distribui para os funcionários e me empurra. No último ano me deu um troço que até hoje eu não sei o que é, acho que nem ele, com certeza esses brindes de revistinha da Avon ou Natura, que a mulher dele vende. Quando ele pega aquele pacotinho feito em casa, fica todo mundo rezando pra não ser o amigo. E o pior que o avarento se diverte, já virou piada.

A festa já está rolando, a criançada louca para abrir os presentes, ou beliscar os pasteizinhos quentinhos, mas temos que esperar meus primos que estão na missa do galo. Vê se pode...isso é dia pra ir à missa?? Será que Deus vai magoar se deixarem pra ir no outro dia?

O pior é ter que agüentar a piadinha: -Vamos rachar igual a cerveja? Afinal de contas tu estás bebendo desde cedo. E eu lasco: - Estava aí, não bebeu por que não quis, quem mandou se entupir de hóstia. Aposto que mais feio do que não ir à missa do galo é iassisti-la pensando em sair correndo pra encher a cara. E eles chegam com uma sede...

O combinado foi só dar presentes para as crianças e para o amigo secreto, mas o Papai Noel cansa de me chamar lá na frente, sobrevivo meio ano com a quantidade de meias e cuecas que eu ganho.

Duas horas da matina, barriga explodindo, a cerveja nem faz mais efeito, e nós estamos ali contando as velhas piadas, a mesmas histórias, porém alegres, isso quando não inventam de cantar noite feliz, e minha irmã lembra do meu falecido pai e começa a choradeira. Como se alguma vez meu pai tivesse cantado noite feliz. Esse ano está proibido cânticos ou rezas. Que sejam feitas antes ou depois da ceia e cada um ao seu modo.

Não somos religiosos, minha mãe as vezes fica com peso na consciência e vai passear na igreja, mas sabe tanto da bíblia que no presépio dela tinha um Jesus Cristo adulto, vê se pode.

A gente dá o presente e não tem o que dizer além de Feliz Natal, às vezes sai um: –Tudo de bom pra ti. Por que saúde, paz e dinheiro se diz no ano novo.

Hora de ir embora. Sobrou quase tudo inclusive o Peru. Meu primo Gastão pergunta:- Alguém vai querer levar o peru???

Minha Prima emergente torce o nariz sacode a cabeça pensando: - Que Gentinha...

E eu? Eu dou risada e fico esperando o próximo ano, que com certeza vai ser tudo igual...


21 comentários:

  1. Antes que me escrachem com bla bla bla do menino Jesus e o escambau, digo que nao pratico o Natal só em Dezembro, meu coraçao é cheio de solidariedade e fraternidade o ano todo, e nao sou religioso, portanto o natal pra mim é festa e presentes.

    ResponderExcluir
  2. Qualquer semelhança não é mera coincidência...

    E é exatamente assim há anos e anos...
    Sem tirar nem pôr...

    E Viva o Natal!!!

    ResponderExcluir
  3. Ah...
    O lance do Jesus adulto no presépio eu assino embaixo...
    É pura verdade!!!
    hahahahahahaha

    ResponderExcluir
  4. O lance do Jesus adulto eu presenciei e fotografei.
    Ademais, todos os acontecimentos narrados são verdadeiros!!!
    sempre igual!!
    abraços

    ResponderExcluir
  5. Não vou me manifestar porque isso tá mais para episódio da Grande família do que história real!

    ResponderExcluir
  6. Mauro, tu fez parte da grande familia e sabe que nao preciso inventar historias, meu dia a dia me proporcina cenas hilárias como essa.

    ResponderExcluir
  7. "Ademais"...o Diogo ta virado num advogado mesmo !!

    ResponderExcluir
  8. Ademais esse juridiquês é ridiculo e voces acabam viciando.Seria convenível, dês que a postura admoestatória refugisse no altar inviolável da inteligência, deixar a prebenda sem ripostar.

    ResponderExcluir
  9. Sugiro que o mediador se contenha no ímpeto admoestatório. Ridículo é tu O GORDO ESTRONCHO. Cada tribo tem sua maneira de comunicação. Por óbvio que o linguajar jurídico é pesado e cada vez mais está em desuso. Ao "leigo" pode parecer ridículo. Aliás "para a raposa as uvas sempre estão verdes". O uso correto, acadêmico, da língua mãe é uma arte e como tal não é para qualquer um, por isso faz com que simplifiquemos a comunicação no cotidiano. Também não sou favorável a linguagem rebuscada e arcaica. O mais importante é fazer-se compreender. Contudo não podemos desprezar as regras básicas do bom e velho português! E mais. Deixem os advogados com sua maneira de comunicação. Assim como os surfistas tem a sua, os turfistas e assim por diante. Ado, ado, ado. Cada um no seu quadrado.

    ResponderExcluir
  10. Tá mordidinho tá? A coisa mais fácil do mundo é buscar no dicionario palavras difíceis e colocar num processo, e com qual objetivo? somente um, se fazer parecer inteligente. Essa fatia da sociedade tem isso em comum, precisam de alguma forma parecerem inteligentes e estudados, nao raro eles citarem filosofia e filósofos em seus textos como se isso fosse pré requisito para a cultura. E mais uma DOUTOR Mauro, nao almejo nem por um minuto ser adivogado nem adevogado, e nao sou gordo muito menos estroncho. abs

    ResponderExcluir
  11. Nossa, se eu soubesse que ia plantar a discordia entre os amigos "nº1" eu não teria postado nada!! Ademais, um abraço ...

    ResponderExcluir
  12. Não te mete JR, isso é briga de cachorro grande!
    GP, claro que me mordo pelos meu pupilos! O Diogo é muito estudioso e eu sei o quanto ele batalha para alcançar o objetivo que ele traçou. Sei que tu também lhe incentivou a abraçar a carreira de advogado quando ele estava em dúvida em trocar de curso. Sei que existe muito advogado falcatrua. Mas os verdadeiros são forjados no estudos árduo, à custa de muito sacrifício, muita leitura, seis, sete anos de batalha. Sou do tempo da máquina de escrever e do estudo do livro impresso. Não sei o que é estroncho, mas só quis dizer que tu pegou pesado, não comigo, mas com o Diogo, que tá se puxando para ser um bom profissional. Fico muito orgulhoso cada vez que encontro ele na rua, todo arrumado como pinta de DOUTOR. Esse é o "meu garoto"!

    ResponderExcluir
  13. Mauro! nao me entenda mal, existem advogados ótimos e tu é um deles,(o Juliano nao) nao falei mal deles só disse que eu nao seria pq nao faz meu tipo, nao me agrada mas é uma profissao louvável com toda certeza.

    ResponderExcluir
  14. Eu sei, e jamais tomei pra mim, tanto que entre nós não tem frescura. Tu continua sendo meu TOPE FINE. Ah! e onde escrevi aí em cima JR era pra ser JM. Um beijo no coração!

    ResponderExcluir
  15. A briguinha das bibas terminou em "paz e amor" e sobrou pro meu lado. Gilson, só pro teu saber o numero de petições ajuizadas por mim semanalmente sem dúvida é maior do que os acessos no teu SUPER SITE MAZZAH !!
    Aliás, quando tu precisar de algum artigo jurídico ou de alguem que banque (patrocine) a falta de acessos não precisa ficar me ligando uma semana toda atrás...vlw !!!

    ResponderExcluir
  16. Juju, não fica assim. Tu também é o cara. Afinal o GP te colocou no meu lugar na coluna jurídica. Se ele realmente não apostasse em ti ele não faria isso. Tu sabe que ele é polêmico (e sofista). Não te magoa. Deixa o espírito natalino tomar conta. O TOP FINE é ele (até porque se não for ele quebra tudo), mas tu tens um lugar especial na galeria de amigos!

    ResponderExcluir
  17. O lugar especial na tal galeria eu dispenso. Agora, respeito é bom e todos gostam..o blog pode ser pessoal, mas as visitas são públicas e falar da qualidade da profissão dos "amigos" ao meu ver passam dos limites da diversão e do verdadeiro sentido do blog. Outrossim, falar dos poucos que apostaram no site MAZZAH e deram uma força é contradição ou burrice, mas...como tu mesmo disse Mauro, o Gilson é assim!!

    ResponderExcluir
  18. shusashuahuah me mato de rir, sou grato a todos meus 360 anunciantes (ate aqui) principalmente os que apostaram em mim antes mesmo de iniciar, alguns que nao precisei nem ligar, muito menos correr atras com otimas promocoes. Mas MEU IDOLO Juliano, Jamais colocaria tua competencia em xeque, sei do teu potencial e principalmente do potencial do teu escritorio, por isso me sinto a vontade de brincar contigo sempre que achar necessario. E outra coisa, essas milhares de pessoas que acessam meu blog ou te conhecem (portanto conhecem teu maravilhoso trabalho) ou cagam e andam pra ti, entao que mal tem brincar assim???? Relaxe meu rei...pede um chazinho de camomila pra secretaria. Bj no coracao.

    ResponderExcluir
  19. Mais uma coisinha Juliano! estou te pedindo uma coluna Juridica ha meses...sera que agora que lembraste pode me enviar???

    ResponderExcluir
  20. Sugiro resolver essas desavenças num jogo de poker. Ficar se debicando na frente dos estranhos é muito feio. ADEMAIS, nem dá pra dar soco por post ...

    ResponderExcluir