sábado, 19 de fevereiro de 2011

Jack Daniel’s: Whisky ou Bourbon??






Devido algumas discussões entre amigos resolvi fazer uma pesquisa e acho que encontrei a resposta:

Blended Bourbon (Whiskey de Milho)

Pode considerar-se Blended Whiskey quando tem no mínimo 20% de Straight Whiskey. Quando a percentagem mínima de milho é de 51% trata-se de um Bourbon Straight Whiskey.Para ter a designação de Corn Whiskey a percentagem de milho deverá ser de 80%.

Straight Whiskey

Segundo a lei americana, o Straight Whiskey tem de ser destilado a 160 Proof (Sistema U.S.), 80º GL, envelhecido em barris novos de carvalho, previamente queimados, durante um período mínimo de dois anos. Na altura do engarrafamento a sua graduação alcoólica deve variar entre os 40º e 55º GL. A mistura de cereais deve ter uma percentagem mínima de 51% de um dos cereais.

O Straight Whiskey não pode ser misturado com nenhum outro whiskey, apenas se lhe pode adicionar água.

Sour Mash

O Sour Mash é um whiskey produzido com uma mistura de leveduras mais ácidas que o normal. Alguns Bourbon são produzidos através do sistema Sour Mash. No entanto, não é mencionado no rótulo com receio de afastar o consumidor (“sour” significa ácido, azedo).

Tennessee Whiskey

É também um whiskey produzido pelo processo Sour Mash, filtrado através de carvão e uma fina camada de açúcar que lhe dá um paladar macio. É um Straight Whiskey de 90 Proff (450º GL) e envelhecido por um período mínimo de quatro anos. O Tennessee Whiskey foi produzido inicialmente por Jack Daniels. Actualmente existe o Jack Daniel’s Whiskey, o mais conhecido dos Sour Mash Tennessee Whiskey, que na sua produção utiliza um processo de filtragem muito lento, através de carvão em cubas de 12 pés de altura (aproximadamente 3,5 m).O Tennessee Whiskey é assim designado por ser produzido no estado de Tennessee.

O Bourbon foi reconhecido como a bebida típica dos Estados Unidos em 1964, por uma resolução do Congresso que determinou que “o uísque deveria ser produzido a não mais de 160 graus de mosto fermentado, composto de não menos de 51% de milho e envelhecido por no mínimo 2 anos (chamado “straight whiskey”) em barris de carvalho novos carbonizados”. O Tennessee Whiskey, como o Jack Daniel’s, por exemplo, só pode ser fabricado no Estado do Tennessee e passa por um processo adicional conhecido como “charcoal-mellowing”, uma filtragem em profundos contêineres revestidos com carvão vegetal, que demora cerca de 10 dias e confere aromas e sabores diferenciados à bebida. (Fonte: Terra )

Então, se o distinto leitor, acessar o site do nosso velho Jack, e acessar o link sobre a história do Tenesse Wkiskey, poderá ler o seguinte trecho:

“Sete gerações depois, ainda suavizamos o nosso uísque exatamente como o Mr. Jack fazia (processo que chamamos de charcoal mellowing ou suavização pelo carvão). O motivo é simples: o processo confere a suavidade distinta que todos esperam de Jack Daniel’s.

O Charcoal Mellowing faz de Jack Daniel’s o que ele é – um Tennessee Whiskey, não um bourbon.

O processo apura o rico sabor do nosso uísque mesmo antes de estar totalmente maduro em barris que nós mesmos fabricamos. Claro, é um processo minucioso que exige mais atenção e torna a fabricação de nosso uísque um pouco mais onerosa. Mas Mr. Jack não aceitaria nenhum outro modo. Nem nós.


Viram só? Nosso velho Jack, é Tenessee Whiskey, não é Bourbon. FIM DA DISCUSSÃO.


Texto encontrado em: http://mcmotorock.wordpress.com/2010/09/16/jack-daniels-whisky-ou-bourbon/


"Se Beber não dirija"

2 comentários: